Na última sexta-feira, 05/08/2016, acompanhei uma discussão entre internautas. O colunista do UOL, Ricardo Feltrin, na sua coluna OOOPS (matéria no link http://bit.ly/2axfOnF), comentou que o apresentador da Band, José Luiz Datena, disse que quem está jogando não passa de um "poketrouxa", "mané" e "desocupado".
O apresentador "disse que um dos motivos de sua ira é o temor de que aumentem os casos de roubo de celulares".
Minutos após a publicação, começou a pipocar comentários, tanto defendendo a posição e pensamento do apresentador, como criticando. Mas, direto ao ponto, Datena falou bobagem ou não?
Sim.
MOTIVOS
1-) Devemos lembrar que Datena é conhecido por sua postura polêmica. Se alguns programas levam especialistas para comentarem determinado assunto, Datena fala sobre tudo e sobre todos, seja política, economia, ciência, esporte, etc. Assim, ele comenta assuntos sem ter conhecimento aprofundado sobre cada coisa, compartilhando apenas sua opinião, marcada por "achismos".
2-) Essas polêmicas e temas dos mais variados ajudam o programa em duas coisas. Uma delas é diminuir o clima de tensão, medo e até mesmo terror, após reportagens que vão desde assassinato até abuso de bebês pelos próprios pais.. A outra coisa é que essas polêmicas "causam" nas redes sociais. Só na matéria citada do OOOPS, foram 61 comentários, que fazem uma propaganda gratuita do programa.
3-) Datena dá como desculpa o temor que aumentem os casos de roubo de celulares. Um exemplo de alguém que usa o achismo em vez de uma opinião baseada em argumentos aceitáveis. O risco de ser assaltado no Brasil é grande, cm celular ou sem, jogando ou não Pokémon GO. O culpado não é a vítima ter celular ou usá-lo pelas ruas, mas sim das nossas autoridades que não tem competência, inteligência nem vontade de proteger a população.
4-) Ao chamar quem joga de desocupado, fica a pergunta - como chamar quem assiste um programa que só passa violência, e um apresentador que fica horas falando do mesmo crime, sem nada para acrescentar a sociedade sobre o tema da segurança pública, drogas, etc?
CONCLUSÃO
Portanto, Datena deveria se preocupar com a qualidade de seu programa em vez de se preocupar com que as pessoas fazem nas suas horas de lazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário